.UM CONVITE E UM DESAFIO.

Desafiamos os nossos clientes, amigos, entusiastas de brinquedos, leitores ou simplesmente contadores de histórias a deixar aqui uma vossa história que nos fale sobre um brinquedo que ainda hoje recordem com saudade, ou outra qualquer que envolva brinquedos. Todos temos pelo menos uma. Enviem-nos as vossas histórias para que aqui as possamos partilhar. Estamos aqui também para os ajudar no esclarecimento de dúvidas ou questões que nos queiram colocar. Contamos convosco e esperamos a vossas histórias no email modelkitoeiras@sapo.pt Todas as histórias recebidas serão publicadas por ordem de chegada e de farão parte dos nosso Links
Domingo, 14 de Outubro de 2007

O MEU FOGÃOZITO!!!

 

São tantas as histórias que poderia contar!
Abri na minha mente a gavetinha das recordações onde as tenho guardado, porque umas são alegres e felizes, outras tristes e vazias.
Então abro com cuidado para que estas últimas não saltem cá para fora e me apaguem com o seu azedume todas as outras que indubitavelmente foram muitas mais...
Sou a terceira de dez irmãos e recordo as nossas brincadeiras, correrias, discussões e, porque não, alguns safanões.
Mas no meio de tantos brinquedos, bonecas, jogos, eu sei lá mais o quê, o meu coração sente ternura e saudade dum pequeno fogão de ferro a valer, que a minha mãe me deu, foi comprado numa feira em Famalicão, e eu nunca vou esquecer, que a feira era ás quartas feiras e que andei a namorá-lo muito tempo! Ia sempre a essa feira com a minha mãe, que julgo ainda hoje se realiza, mas nada que se compare com aquele tempo,  mas o  fito  era isso mesmo... conseguir aquele fogãozinho e pintainhos, mas esses daria outra história!!
 
Era nele que fazia as pequenas refeições de faz de conta mas a sério, entenda-se,  com os ingredientes que tirávamos da dispensa da mãe e outros que colhíamos directamente da quinta e que tínhamos ali à mão, coisa que eu também adorava, era pegar numa cesta e ir às compras, ou seja ia directamente socalco a socalco colher o que iria cozinhar, e lá tínhamos de tudo um pouco! Uma delícia da natureza !Que saudades!
Tínhamos uma casinha pequenina e simples construída para nós na “Casa de Santiago”, a nossa pequena quinta onde passei os melhores anos da minha meninice.
Construíram-na para nós e era tal qual uma casa de bonecas, tão gira, com duas janelas que tinham cortinas, uma porta, e tinha um telhado com chaminé e tudo, simples mas airosa!
Ali era o nosso mundo dos sonhos e fazia lembrar uma casinha de Liliput,  das viagens de Gulliver de Jonathan Swift, nunca irei esquecer!
Esse fogãozinho que acendíamos com caruma dos pinheiros, pequenas pinhas e cavacos de lenha seca, era um portento nos cozinhados...
Ovos mexidos, arroz branco feito com manteiga , caldo verde em que as couves mal cortadas mais pareciam umas galegas esfarrapadas mas o sabor esse era especial!
Engraçado que sendo eu uma maria rapaz, gostava de me acercar daquele fogãozinho que me fazia sentir já crescida, mulher feita, tipo fada do lar, com dotes e jeito para os petiscos. Então brincávamos com ele, e servia para fazer refeições ligeiras, as possíveis, uns dias era restaurante, outros um hotel onde só servíamos pequenos-almoços e lanches, imaginação era coisa que não faltava, até porque os clientes eram muitos, e servia de abrigo quando a chuva não nos deixava andar cá fora para outras brincadeiras!
Os anos passaram, e para mim o fogãozinho perdeu-se no tempo ou talvez na sucata quiçá!
Tudo passou...
Então fecho os olhos e o odor dos meus cozinhados de menina misturam-se com a brisa das matas e dos pinheirais, entram no meu subconsciente e eu sinto-me lá junto ao meu fogãozinho...e assim esse passado maravilhoso continua vivo dentro de mim!
Até sinto alguma coisa a crepitar. Será o meu fogãozinho a acender - se ?
Que tal uns ovinhos mexidos?!
 
gentilmente escrito por http://www.kuska-amaromar.blogspot.com/
publicado por modelkitoeiras às 00:30
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Lobaaaaaaaaaaaaa a 14 de Outubro de 2007 às 20:37
Teresinha,

Um fogão... interessante brinquedo...

Aposto que hoje és uma excelente cozinheira. Tão pequenina e já com esses dotes culinários...

Gostei de conhecer um pouco da tua meninice.

Beijos mil em tu :)
De Sonhador de Alpendre a 15 de Outubro de 2007 às 09:23
Menina do mar os ventos desse mar que ama já chegaram aqui transportando os cheiros desses magnificos repastos cozinhados com fantasia e imaginação nesse seu fogãozinho.

sonhos gastronómicos

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. OS CROMOS DA PALIREX 71/7...

. O GATO SAPATO E O ZÉ SEMP...

. O RATO DE CORDA

. MEMÓRIAS DE UMA INFÂNCIA ...

. O MEU FOGÃOZITO!!!

. AS SAUDADES DAQUELA BONEC...

. O MUNDO ERA TODO DELE

. Já Abriu!

. DESAFIO!

.arquivos

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.tags

. todas as tags

.links

.Contador

hits
blogs SAPO